Pavilhão une arte e arquitetura com técnica construtiva centenária

Fonte
Sabe aquelas obras que te fascinam pelo olhar? Estava pesquisando outra coisa e me deparei com essa "pilha de madeira" e TIVE que ir atrás! É um pavilhão permanente da obra da artista japonesa Toshiko Horiuchi, projeto de Tezuka Architects com a colaboração dos engenheiros estruturais da TIS & PARTNERS. Um verdadeira parque de divertimentos infantil tecido a mão!
Localizado em um local aberto, o Open-Air Museum Hakone, o pavilhão une arte e arquitetura com técnica construtiva centenária. Tenho certeza de que vão se apaixonar também por ele.
Fonte

A artista

Toshiko Horiuchi tece com as mãos a sua arte. As suas teias de malhas multicoloridas servem de suporte para crianças fazerem o que mais gostam: brincar! Penduradas nas estruturas, servem de balanços e criam formas lúdicas que encantam a todos.

Fonte
Fascinada pelos têxteis, a artista tinha vontade de mesclar sua arte na arquitetura, surgindo assim esse pavilhão que é formado por uma trama de peças de madeiras e abriga um universo mágico tecido a mão. 
Fonte
'Eu crio um espaço utilizando fibra têxtil e estrutura. É fascinante como as estruturas têxteis produzem formas muito diferentes a partir de diferentes tipos de material. A técnica de construção, o peso do fio e a gravidade trabalham em conjunto para criar as formas singulares." Toshiko Horiuchi

Fonte
Fonte
 E o resultado é realmente fascinante! Tem um quê de sustentabilidade afetiva porque nos remete às agulhas de Vós e Bisavós (e mais modernamente de mães mais antenadas às tendências da moda). Tem a magia de tecer e construir algo com as mãos, nessas épocas de tanta industrialização. Tem o presente e o passado juntos na utilização de técnicas construtivas locais de centenas de anos. Tem conteúdo, cultura e uma atividade que une prazer e arte. Quer mais? Veja então a descrição do projeto e construção do pavilhão abaixo.



Fonte

O PAVILHÃO

As técnicas da estrutura de madeira (não existem peças de metal as unindo) são baseadas nas milenárias técnicas usadas nos templos de madeira em Nara e Kyoto.  Com a correta manutenção, essas edificações podem ter uma vida útil de centenas de anos. 

(Veja AQUI um exemplo de templo sem pregos feito na China.)
Fonte

 


Hoje em dia pode-se contar com a ajuda de modernas técnicas de computação para projetar a estrutura. Com esses dados tornou-se mais fácil o corte das peças com precisão milimétrica. Foram erguidos com guindastes e os encaixes se ajustaram. Esse moderno meio de projeto e construção computacional, através de análises das variaveis da madeira, conseguiu provar que a antiga técnica usado pelo carpinteiros de 400 anos atrás era muito segura e sólida.





Architecture News Plus
Archdaily
Heavy industries 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros