Espaços para comer na cozinha

Cada dia mais a culinária vem deixando de ser uma obrigação, antes restrita a uma cozinha vedada às visitas, para se transformar em um local de convívio e bem estar.

E o local da refeição? Como faz? Muitas pessoas conservam o hábito de fazer rápidas refeições na cozinha. Mas com o espaço cada dia mais diminuto dos apartamentos essa função passa a ser cada dia mais compartilhada com o fazer a comida. É bom estar junto das pessoas enquanto se prepara um belo prato, não é verdade?
 
Muitas das modernas plantas - e até algumas antigas - permitem que se façam práticas cozinhas americanas. Algumas inclusive assumem o status de mesa de jantar em espaços cada vez mais versáteis e belos.
Alguns espaços podem até ser destinados apenas às refeições. Uma vez chamavam-se copas. E dependendo da planta de sua casa, podem ainda ser feitos de maneira até bem simples, mas muito charmosa.
O mais comum é que esses espaços estejam na cozinha mesmo. As bancadas ajudam bastante nesse caso.
Se a casa ou apartamento for um conjugado com todas as peças amplamente unidas, essa pode ser uma boa ideia de bancada que é ao mesmo tempo mesa de refeição. Notem que o suporte também é um local para guardar coisas. E existe uma bancada suplementar para refeições na linha da cozinha. Observem que o revestimento atrás marca um novo espaço. Esse é um truque interessante na decoração e que é relativamente barato. E é super coringa. 
Outro recurso bem bom quando temos pouco espaço são os móveis versáteis e os práticos rodízios. Aqui eles abrem e formam um espaço para refeições, para fazer um pão, auxiliar na comida.
 Usei um recurso semelhante em um projeto de comedor para cozinha. Era uma cozinha corredor com relativo pouco espaço na frente do preparo que era em linha: geladeira, cuba e fogão. Como havia necessidade de mobilidade, foi feita uma mesa móvel, adequada às banquetas existentes. Os revestimentos não foram mudados e apenas criei uma faixa em mdf branco para poder realocar as tomadas sem precisar repor azulejos. Preservei o detalhe do listelo e as prateleiras foram colocadas acima dele. Ficou uma solução prática e bem interessante.
Projeto Arquiteta Elenara Stein Leitão
Projeto Arquiteta Elenara Stein Leitão
Projeto Arquiteta Elenara Stein Leitão
Projeto Arquiteta Elenara Stein Leitão
Fontes das fotos: Pinterest e acervo pessoal da Arquiteta Elenara Stein Leitão

Comentários

  1. Minha cozinha tem espaço pra refeições e minha sala de estar é conjugada com minha sala de jantar, mais outro espaço para comer.
    Eu me lembro mesmo quando as casas tinham a velha copa rsrs...
    Sou artista e estou seguindo seu blog.
    Abraço.

    Meu blog: Artista Plástica Izabel Pariz

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros