Parede verde - vantagens do uso

Vendo esse prédio com paredes verdes sobre uma estrutura de metal em Copenhagen, me lembrei das conversas com o colega Oscar Muller que usou algo semelhante em sua casa em São Paulo (e isso já faz bastante tempo!). 

E quais as vantagens do uso de paredes verdes? 


São várias, começando pela sensação super agradável que nos dão. O contato com o verde nos faz mais próximos da natureza, ameniza o solo sem gramas e as construções de nossas modernas cidades.

Mas, além disso, elas ajudam a promover um isolamento térmico nos edificios e com isso uma possível redução nos gastos energéticos. Podem protegar dos ventos e reduzir as temperaturas internas. E ajudam a proteger as fachadas e estruturas dos prédios.    

Como algumas plantas tem a capacidade de captar o CO2 e transforma-lo em oxigênio através da foto-sintese, elas ajudam a filtrar e descontaminar o ar.

Outra grande vantagem, especialmente em grandes cidades, é a redução dos ruídos externos.

Ou seja, além de embelezar, as paredes verdes contribuem e muito para o seu ambiente. 


Existem várias maneiras de faze-las, seja com blocos cerâmicos, em elementos nas fachadas, no próprio concreto em elementos metálicos como no edificio citado lá em cima. 

Um dos gargalos para qualquer verde em casa é sempre a irrigação. 

Para as paredes verdes mais ainda porque elas pressupõem altura e muito mais plantas para molhar. Existem sistemas de irrigação no mercado, mas eu achei um no you tube que me pareceu bem legal por ser um sistema bem caseiro e bem explicativo. Está no vídeo abaixo.  (o vídeo foi retirado do you tube :( ) (atualizado em janeiro de 2016)

Fotos e fontes
 http://www.livingwallart.com
 http://wall-art-france.blogspot.ca
 http://www.greenfortune.com/


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros