Não suje a sua praia

Estou aqui, no meio do feriado e pensando nos milhões de pessoas que pegaram as estradas e céus e foram curtir um merecido descanso. Eu sou uma apaixonada por águas - praias e rios. E adoro passear por eles, sentir a energia boa que vem de estar ali, em contato.

E por isso mesmo fico indignada quando vejo alguém sujando a sua, a minha, a nossa praia. E sujar não é apenas se descuidar de ir até a latinha do lixo e descarregar o que restou do que se consumiu. Sujar é não providenciar um esgoto decente para sua casa ou comércio, é deixar lixo voando por aí que possa ir parar nas águas, é ter descuido e desleixo por você mesmo que usufrui de um lugar bacana e que também espera de você uma contra partida para continuar a ser bacana para seus filhos e netos.
Garopaba - SC - foto Elenara Stein Leitão.
Mas...infelizmente sabemos que a cada feriado, férias, domingo, festa, etc, restam nas areias de nossos mares e rios, toneladas de lixo. Como essa é uma trágica realidade não apenas em nosso país, no próximo sábado, Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias (15/09/2012), vão acontecer em vários locais do país ações coletivas para limpeza da orla. Mas vai além, o lixo recolhido será catalogado, vai servir de base para estudos e vai ser destinado à reciclagem. 

"São mais de 125 países mobilizando cerca de 35 milhões de pessoas em todo o globo no dia 15 de setembro, sábado; quando serão distribuídas mais de 40 mil sacolas de plástico reciclado e luvas - onde o lixo será qualificado e quantificado em uma Ficha de Coleta, possibilitando pesquisas e análises dos resíduos e microlixo encontrados, para futuras campanhas e soluções em prol da diminuição dos grandes problemas atuais vigentes: Aquecimento Global; Mudanças Climáticas; demais doenças causadas nos seres vivos, sendo estas uma ameaça ao Planeta como um todo".Instituto Aqualung


Um projeto bem bacana que tem o apoio do Instituto Coca-Cola Brasil e coordenação da ONG The Ocean Conservancy, junto com o Instituto Ecológico Aqualung

Veja AQUI onde participar. MAS não espere até lá para ajudar. E nem faça isso só nesse dia. Já aproveite agora não sujando. Reclamando por cestos de lixo, levando o seu embora. Participe diariamente e a natureza agradece. 





Veja mais artigos sobre água e ações de limpeza :


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros