Museu de Porto Alegre


Quando eu falo sobre o Museu de Porto Alegre muitos me olham com olhos curiosos porque não conhecem. Pois ele existe. É o Museu Joaquim José Felizardo. Ali na Cidade Baixa, na Rua João Alfredo, bem naquele trecho que foi revitalizado pelo projeto da Tintas Coral 



Essa antiga chácara familiar, o Solar Lopo Gonçalves, que pertencia ao comerciante de mesmo nome foi construída no século XVIII. É um prédio de características portuguesas e foi restaurado nos anos 80 e abriga hoje as exposições, acervo histórico, arqueológico e fotográfico da cidade de Porto Alegre.  

Além das exposições, pode-se pesquisar fotografias de Porto Alegre no século XIX. 

Tive a oportunidade de conhecer melhor o Museu quando participei do restauro e automação da maquete do centro da cidade. E que representa as mudanças que o perfil da cidade foi sofrendo com o passar dos anos. E mostrando pontos históricos e sua localização, como fotos e pontos coloridos na maquete.

Nas dependências do Museu acontecem variados espetáculos culturais e palestras. Uma pena que não seja mais divulgado e portando conhecido não apenas pelos turistas, mas pelos próprios habitantes de Porto Alegre que perdem assim a oportunidade de conhecer melhor a história de sua cidade.

Além do Solar e sua agradável arquitetura, o Museu conta com um terreno arborizado que infelizmente ainda não é aproveitado para o desfrute da população.
 


E tudo isso é gratuito !

Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo
Rua João Alfredo, 582 - Cidade Baixa - CEP 90050-230
Telefones: 3289.8096 e 3228.2788
E-mail: museu@smc.prefpoa.com.br






Fotos Elenara Stein Leitão


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros