Design é mais que luxo

Esse post é resultado de uma instigada da Renata Rubim no twitter sobre o papel do Design na solução de "n" problemas do cotidiano e não apenas no seu aspecto de objetos de luxo que é tão ressaltado. 


Quando falamos em Design o que lembramos ? O que a midia em geral nos dá como sendo: beleza, forma, inovação, arte. Mas o que é o Design?  


design, é a idealização, criação, desenvolvimento, configuração, concepção, elaboração e especificação de algo direcionado para o uso. Essa é uma atividade estratégica, técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema. Simplificando, pode-se dizer que design é projeto. Fonte


Um arquiteto projeta, mas não necessariamente é um designer por sua formação especifica. Pode se tornar um. Porque um designer necessita anos de estudo e aperfeiçoamento na sua área, seja de produtos, visual, modas, interiores, iluminação, etc. (Informe-se sobre os cursos de formação) E tem uma função enorme em áreas que não são tão focadas pelos holofotes da mídia, como  desenvolvimento de produtos como essa cadeira de rodas de baixo custo - feita a partir de cadeiras de plástico comuns, projeto dos designers espanhóis l Josep Mora e Clara Romaní.




E aqui outros exemplos de como um bom designer pode auxiliar a sua vida bolando objetos de bom design.


Que tal uma bicicleta que se transforma em um carrinho de compras ? Hiper prático e funcional. Poupa combustível e faz bem a sua saúde, estimulando um exercício saudável.  Designer: Hyuk-Jae Chang.


E o desenho de seringas inovadoras da agência de design Cambridge Consultants



Fonte


Design de Dror Peleg, da Academia de Arte e Design Bezalel, Israel, essa bicicleta sustentável é resistente e de baixo custo de produção. Por enquanto é conceitual, mas mostra como boas ideias podem ser produzidas.


E dentro de uma linha ultra lúdica o site da "creaturediscomforts.org" trata de acessibilidade e do design inclusivo. Usando personagens animados que relatam suas experiências ele visa modificar a maneira como as pessoas pensam e agem em relação à deficiência. 


Ou seja, antes de pensar somente em artigos ou objetos belíssimos (as vezes estranhos ) e carésimos, abra os olhos para o que você usa no dia a dia. Com certeza, por trás de coisas que lhe facilitam a vida está a mão de um profissional que pensou, trabalhou em equipe, e chegou a uma produção em serie que você pode encontrar e usar com toda facilidade hoje. Como essa vassoura feita de garrafa pet reciclada. 


Fonte

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros