Fórum Mundial da Bicicleta - Porto Alegre

Porto Alegre foi manchete no ano passado no mundo todo por um fato que indignou a todos e cujas imagens não deixam muita margem de dúvidas do que aconteceu: o atropelamento intencional de uma grupo de ciclistas da Massa Crítica. Mas de todo fato ruim deve nascer uma boa iniciativa e nos dias 23 a 26 de fevereiro de 2012 vai acontecer o 1º Fórum Mundial da Bicicleta. Palestras, debates, oficinas vão propiciar a discussão sobre vários temas ligados ao transporte.

Agência Free Lancer
A programação  é variada e fala da importância da bicicleta como meio de transporte, na economia, no turismo e no esporte.

As nossas cidades são em geral preparadas para o transporte de carros e veículos a motor, poluidores e grandes. A bicicleta, além de proporcionar  um saudável exercício para quem a usa, é um dos meios mais econômicos e não poluidores a nossa disposição. Mas para que possamos usa-la com um mínimo de segurança é preciso que sejam disponibilizados meios para isso. Ciclovias exclusivas são um desses meios. Exclusivas porque aqui mesmo em Porto Alegre já tivemos uma que se chamava assim e era na verdade uma faixa pintada na rua pedindo "preferência" ao ciclista. 



Esse ano ainda tivemos também uma interessante discussão na cidade. Em resposta a uma ciclovia implantada às pressas pelo poder público (com méritos, porque qualquer coisa é melhor que nada), os arquitetos gritaram e lançaram um concurso público, realizado em tempo recorde e que vai garantir que essa ciclovia não só seja construída, como ainda por cima embeleze a cidade, usando materiais inovadores e de baixo custo. Abaixo o projeto vencedor, do Arquiteto Rodrigo Troyano. 
Projeto vencedor para ciclovia da Ipiranga em Porto Alegre

Comentários

  1. Show de Bola divulgar isso.
    Sou ciclista a anos de uso urbano, esportivo e diário... é sempre bom ver a divulgação positiva da bicicleta como meio de transporte seguro e viável ainda mais em capitais, onde o trânsito é caótico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros