Niemeyer - 104 anos de criação

Nesta semana em que se comemora os 104 anos de Oscar Niemeyer me lembrei de uma revista que ele editava lá pelos anos 70. A MÓDULO. Eu tenho ainda alguns exemplares. Com tradução para o francês era um revista de densidade. Se discutia política, arte, se discutia inclusive arquitetura. 
Acervo da Arquiteta
Tinha uns artigos bem interessantes em que se tratava de problemas da Arquitetura, desde o espaço em si, à questão da habitação, do uso de vidros nas fachadas. Tudo regado com os inconfundíveis desenhos a mão livre do velho mestre (na época não tão velho assim...)
Eu sei que muitas pessoas discutem se o que o Oscar faz pode ser chamado de Arquitetura, já que muitas de suas obras, prontas, tem alguns problemas funcionais. Seriam esculturas feitas para se usar ? Em que os homens teriam que se adaptar à beleza plástica das construções ? Acho que nesse momento não cabe aqui tecer críticas, mesmo que construtivas.
Aqui é hora de falar de um homem que seguiu suas convicções, criou e cria com prazer, teve a sorte de encontrar mecenas que apostaram em suas ideias. Mas a sorte também acompanha os gênios. Oscar Niemeyer fez da Arquitetura brasileira um exemplo mundial. E isso, antes da era da globalização, não era pouco.
Parabéns Oscar ! E você tem toda a razão:
Camus diz em "O Estrangeiro" que a razão é inimiga da imaginação. Às vezes, você tem de botar a razão de lado e fazer uma coisa bonita. (Oscar Niemeyer)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros