Dicas para fotografar (bem) interiores

Através do Twitter conheci o excelente trabalho do Favaro Jr . Ele é fotografo e faz fotos para Arquitetura e Interiores. E gentilmente nos fala aqui sobre essa arte que é fotografar ambientes.

Foto Favaro Jr
"Quando falamos de fotografias de interiores logo pensamos em fotografias publicadas em revistas de decoração. Mas porque a grande maioria das fotos que são produzidas não ficam iguais aquelas da revista? Porque o ambiente  não cabe dentro da foto? Como explicar para seu cliente que aquele ambiente ficou lindo se a foto apresentada  não valorizou seu trabalho?

Foto Favaro Jr
Primeiramente a maioria dos equipamentos fotográficos utilizados são inadequados para a captura de fotografias de interiores. Sem o uso da lente objetiva grande angular fica difícil  produzir uma boa foto, principalmente em ambientes pequenos. 

Em segundo lugar entra o fator técnico. Toda fotografia obrigatoriamente precisa de uma luz adequada para cada situação, cada clima que o ambiente proporciona a pessoa que o observa. Em certas ocasiões o uso do flash rebatido é essencial, em outras a velocidade do obturador lento em conjunto com o uso do tripé deixará a foto naturalmente bonita. O projeto luminotécnico bem elaborado é de extrema importância  para valorizar o ambiente e consequentemente a foto. Um ambiente bem decorado, harmonioso e iluminado facilita a vida do fotógrafo que, por melhor que seja, não faz milagres. 

Foto Favaro Jr
Outro fator importante é a participação do arquiteto, designer  de interiores ou decorador na hora da execução das fotos. A produção com objetos decorativos (que podem ser utilizados somente para a foto, emprestado daquela loja de decoração) ajudam muito na composição. Além do mais o profissional saberá orientar o fotógrafo para os pontos principais do projeto, o que deseja priorizar e ocultar.

Finalmente na pós produção é a hora de ajustar as cores, contraste e retirar aquele fio que não deveria ter ficado aparecendo. Porém, quanto mais próximo a foto capturada estiver do resultado final melhor, já que o excesso de edição (grandes alterações e retirada de objetos volumosos) a deixará artificial demais.

Foto Favaro Jr
O bom fotógrafo de interiores é aquele que consegue conciliar o olhar do decorador com seu olhar fotográfico em busca da foto completa.
 
Lembrem-se: a foto deve vender seu trabalho, chamar a atenção do cliente e conter aspectos que caracterizem da melhor maneira possível seu trabalho. "
 
19 3383 0870
Legal, não é mesmo ? Eu também achei, ainda mais quando se vê o resultado nessas belas fotos que só valorizam o projeto dos arquitetos. 


Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros