Casas vivas, futuro da arquitetura ?




No vídeo acima o arquiteto  Mitchell Joachim apresenta suas ideias para uma arquitetura viva, casas que crescem orgânicamente, cultivadas em plantas ou num futuro próximo em carne (!?). 

Uma de suas propostas é a Fab Tree Hab, construída a partir de árvores vivas. No interior um material composto de barro e palha protege da umidade e o acabamento é feito em gesso. As esquadrias são de um material flexível bio-plástico que podem acompanhar o crescimento da casa e são biodegradáveis como os outros componentes da casa.

Entre suas vantagens a construção que pode ser feita com custos muito baixos, poupança de energia envolvida, e sua meia-vida que pode proporcionar anos de conforto aos seus ocupantes. Os materiais podem ser obtidas no ambiente. A instalação de sistemas de aquecimento, eletricidade, saneamento ou de comunicação é igual a de uma casa convencional.




Entre as desvantagens o tempo de crescimento das árvores pode desencorajar alguns moradores. Requer uma manutenção periódica contra pragas e a revisão periódica do sistema de tratamento de água. E as janelas ainda estão em sistema de testes e não se conhece exatamente como se comportarão no futuro.
Segundo o arquiteto estão em construção protótipos dessas casas. Veja matéria inteira AQUI












- Imagen: MATscape. Mitchel Joachim -

Veja outras de suas propostas apresentadas no Planeta Sustentável onde ele mostra porque acredita que as cidades tem que ser feitas para pessoas e não para os carros. E ainda porque foi escolhido pelas revistas Wired e Time como um dos americanos com idéias mais inovadoras. 

Comentários

Postar um comentário

Sua opinião é super importante para nós ! Não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários. Links comerciais serão automaticamente excluídos

Postagens mais visitadas deste blog

10 motivos para NÃO fazer arquitetura

Ideias de enfeites de Natal em Macramê

10 ideias de almofadas e afins para gateiros